sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Caráca! O que a minha turma vai pensar de mim?

Quando nós jovens se posicionamos contra a cultura secular, imediatamente as pressões de "amigos" não cristãos começam a existir. Como nós devemos agir? Você diz 'não' e explica a razão ou você sai sem expressar suas razões?

A dificuldade de marcar posição é que, na verdade, estamos buscando ser aceitos dentro do grupo no qual vivemos, e o fato de irmos contra esse grupo nos traz insegurança e medo. Somos pressionados a pensar, agir e falar como eles. Assim nos encontramos num beco sem saída, sem saber o que fazer. Lutar contra esses padrões não é nada fácil e exige coragem, ousadia e principalmente fé. Podemos destacar Daniel e perceber esse mesmo dilema na vida dele:
'Daniel, seus três amigos e outras milhares de pessoas foram deportados para uma terra distante longe de seu país. Ao chegarem se depararam com um rei egocêntrico e pura idolatria. Apesar das dificuldades, ele escolheu colocar sua fé em Deus e não levar em consideração as circunstâncias. Daniel sabia que Deus estava operando na vida dele através daquela situação.'
Voooltandoo...
Para tratarmos deste assunto, devemos relatar alguns dos muitos medos que surgem em nossa mente e que nos atormentam, mas com a ajuda de um super cara (Jesus \o/) iremos sair vitoriósos.

- O medo da rejeição:
Hum...complicado não?! Como saber que na hora que vou nadar contra a corrente, não vou ficar sozinho e isolado do grupo? Meus amigos ainda irão querer minha companhia? Será que vou ser daqueles que quando chega a rodinha se desfaz? Imagine então a vida de nosso amigo Daniel: deparou-se com uma terra estranhíssima, um rei lhe empondo ordens que se ele obedece-se iriam contra as ordens de Deus. Mas ele continuo firme nos caminhos do Pai porque sabiam que Deus tinha um propósito na vida dele. Em nenhum momento Daniel preocupou-se em ser rejeitado pelo rei, porque ele sabia que o Senhor não o rejeitaria. Obedecer a Deus nos dá direção e paz para ficarmos firmes, apesar das dificuldades que iremos encontrar. Não devemos concordar com ninguém que queira que desobedeçamos a Ele por medo deste nos rejeitar. A nossa primeira e principal preocupação deve ser não nos separarmos de Deus.

- O medo do ridículo:
Esse é o pior em!! O medo de 'pagar aquele mico'. Situação: " Afs, se eu disser que sou crente vão tirar maior sarro de mim" ; "Se eu disser que não vou ficar com ninguém porque não é algo muito certo vão rir na minha cara" ; " I agora, se eu disser que vou me guardar até o casamento vão me chamá de santinha, pois afinal de contas, imagem é tudo!!"
Veja o caso de Daniel: serviu por setenta anos em país estrangeiro que era hostil a Deus, e não estava preocupado se era ridículo ou não, desde que não comprometesse sua fé em Deus. Ele não deixava que suas característica distintivas se tornassem obscuras por causa da possibilidade de parecer ridículo. Daniel era persistente em suas orações, fervoros e totalmente desinteressado no que iam pensar dele. Devemos seguir o exemplo de Daniel.

- O medo da decepção:
" E se eu fico do lado de Deus e vou contra a minha turma,e de repente, Ele simplesmente me deixa na mão? Como fica a minha fé? ". Uma coisa podemos afirmar com toda certeza, Deus jamais nos deixaria: 'E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.' (Gen. 28:15). Usando nosso querido amigo Daniel como exemplo, vemos como Deus é fiel para com aqueles que também são fiéis a Ele,livrou Daniel da prisão, da cova dos leões e de inimigos que o odiavam, e com certeza fará a mesma coisa em nossas vidas. Mas é importante notar também que nossa conduta deve ser de obediência a Deus sem nos importarmos com as consequências; pois ainda surgirão muitas pessoas querendo saber que Deus é esse que você diz que serve, que te ouve quando você precisa, mas que também te diz não.

* Pergunta: Sua fé está preparada para receber um NÃO?

Portanto, é preciso dizer que os verdadeiros amigos, nos aceitam da maneira que somos, não fazendo nenhum tipo de exigência para que participemos do grupo. Outro fato pe que, quando você der uma opinião sobre qualquer coisa, sua posição deve ser assumida com segurança, nada de tremer na base viu.
' Andar contra os padrões deste mundo requer de cada um maturidade cristã e certeza de que Deus está sempre junto nos fortalecendo, para lidar com as rédias da vida.'

[Extraído da Revista Jovens: o desafio do mundo pós-moderno edição nº 1]


Música: (pra ficar chique srsrsrs)

Eu Quero é Deus (Comunidade de Nilópolis)

Eu,eu,eu,eu quero é Deus!
Eu,eu,eu,eu quero é Deus!
Não importa o que vão pensar de mim,eu quero é Deus.
Ninguém morreria assim em meu lugar,
Foi uma morte terrível pra me salvar.
Por isso eu declaro eu amo esse Deus!
Eu,eu,eu,eu quero é Deus!
Eu,eu,eu,eu quero é Deus!
Não importa o que vão pensar de mim,
Ele é o pão vivo que desceu do céu.
O Cordeiro de Deus, o Príncipe da Paz
Ele é a raiz de Davi!
Ele é o Leão de Judá!


Até a próxima meus amigos.
Fuiiz..!

4 comentários:

  1. Olá Vanessa, muito interessante seu blog. Está de parabéns mesmo!Um trabalho ótimo!
    Deus te ilumine e muito!


    Abraços e beijos!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite querida! Adorei seu trabalho aqui, mto bom msm!!!! Os jovens necessitam de um espaço assim msm,interessante e descolado. Jóia msm! Deus te abençoee!

    beijooooss
    até mais

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Adorei os temas do blogg!!!! Você é muito bonita viu!
    Continue trabalhando para o Senhor Deus

    beijos e xaaau!

    ResponderExcluir
  4. obrigado que DEUS TE ABENÇOE TEM AJUDADO MUITO O MEU BLOG SOU LÍDER DA MOCIDADE E TIRO MUITAS IDEIAS E COPIO MUITAS COISAS AQUI PRA ELES OBRIGADO ...

    ResponderExcluir